top of page

Relíquias da Morte

 

As Relíquias da Morte são três itens mágicos de grande poder, que teriam sido criados pela própria Morte: a Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade. Juntos, estes objetos tornam seu possuidor o Senhor da Morte, e segundo a lenda, imortal.

A lenda da relíquias 

Segundo Beedle, o Bardo, as Relíquias da Morte teriam sido um presente da Morte para três irmãos bruxos, por sua perícia em magia. Duas dessas maravilhas fariam seu possuidor aparentemente o mais poderoso bruxo do mundo, tanto por seu apelo combativo ou por sua habilidade de reverter a morte de alguém; a capa, no entanto, quase sempre é desprezada por sua aparente inutilidade.

Através dos séculos, apenas a Varinha das Varinhas teve uma história relativamente conhecida, uma vez que quase sempre pertenceu a algum bruxo das trevas que se gabava de ser o mais poderoso do mundo. A Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade nunca foram encontradas, talvez por seus possuidores não conhecerem sua história ou serem prudentes demais para alardear sua posse.

Acredita-se, entre os bruxos mais esclarecidos, que a Morte não criou realmente as Relíquias, mas que foram criadas pelos irmãos Peverell, um trio de bruxos extraordinariamente talentosos, que usaram todo seu talento para produzir a varinha mais mortal, um meio de reverter a morte, e um modo de se esconder da mesma.

Conto dos Três Irmãos

A maior fonte a respeito da história das Relíquias da Morte se encontra em Os Contos de Beedle, o Bardo, um livro infantil para crianças bruxas. Nele, há O Conto dos Três Irmãos, que narra a história de três irmãos bruxos que, certo dia, ao criarem uma ponte para cruzar um rio, se deparam com a encarnação da própria Morte.

A Morte, irada por não ter conseguido afogar os três irmãos, mas astuta, oferece um presente a cada um deles, de acordo com suas próprias escolhas. Embora essa seja a lenda, Alvo Dumbledore acredita que as Relíquias foram desenvolvidas pelos próprios irmãos e todo o resto é parte de uma construção mítica acerca da família e dos objetos.

 

Antíoco Peverell

O primeiro irmão a ganhar algo foi Antíoco Peverell. Sendo o mais velho e o mais impulsivo dos três, pediu por uma varinha que fosse capaz de aniquilar qualquer inimigo. A Morte então arrancou um galho de árvore próximo e o encantou, formando a Varinha das Varinhas.

Quando os irmãos se separaram, Antíoco visitou uma vila bruxa, onde matou um feiticeiro com quem teve uma discussão uma vez. Ele então se gabou do poder da varinha, o que gerou rumores e inveja entre os habitantes locais. Certa noite, ao dormir, a sua garganta foi cortada e a varinha, roubada, gerando um legado de morte para seus donos.

 

Cadmo Peverell

O segundo irmão se chamava Cadmo Peverell e era o mais arrogante dos três. Segundo a lenda, ele quis humilhar ainda mais a Morte e pediu por um objeto que fosse capaz de trazer de volta à vida pessoas que já morreram. A Morte, por sua vez, ajoelhou-se e pegou uma pedra da margem do rio, transformando-a na Pedra da Ressurreição.

Cadmo então voltou para sua casa e tentou ressuscitar sua amada, que havia morrido recentemente. A mulher voltou, porém, apesar de ressuscitada, ela não pertencia mais ao mundo dos vivos, o que enlouqueceu Cadmo, que acabou se suicidando. A Pedra, por sua vez, começou a passar pelas gerações de seus descendentes.

 

Ignoto Peverell

O mais novo dos irmãos era também o mais sábio. Ignoto Peverell ficou desconfiado da "bondade" da Morte e pediu apenas um meio de fugir dela sem ser notado. A entidade rasgou um pedaço de sua própria capa e deu ao irmão, criando assim uma Capa de Invisibilidade resistente e que não se desgastava, como outras capas que usavam feitiços.

Por muitos anos, Ignoto fugiu da Morte usando a Capa. Quando chegou a uma idade avançada, ele deu a capa ao seu filho e partiu junto com a Morte, recebendo-a como uma velha amiga - aliás, ele foi enterrado em Godric's Hollow, no mesmo cemitério que as famílias de Harry e Dumbledore. Desde então, a Capa é passada de pai para filho.

As relíquias 

Varinha das Varinhas 

Antíoco Peverell era um bruxo combativo e com grande desejo de ser tornar um o melhor duelista. Em razão disso, ele foi o primeiro dono da Varinha das Varinhas, uma das Relíquias da Morte. Conta-se que ele e seus dois irmãos mais novos, Cadmo e Ignoto, desafiaram a Morte e em troca receberam poderosos presentes. Ao se separar dos irmãos, Antíoco saiu mundo afora para provar o poder de sua perfeita relíquia. Depois de uma semana ou mais de viagem ele chegara a uma aldeia distante, e logo procurou um colega bruxo para fazer um acerto de contas. O duelo não poderia ter sido mais previsível: o inimigo caí­ra morto. Saindo do acontecido, Antíoco se dirigiu á uma estalagem. Ele já estava tão cheio de si que não poupava elogios em altas vozes sobre a sua arma invencível. A varinha de madeira de sabugueiro lhe garantiu certos momentos de glória, mas ao fim acabou morto pela cobiça dos que viam sua prepotência ao exibir a "Varinha da Morte". A Varinha das Varinhas é um objeto curioso, por muitos fatores. Primeiramente, ela é composta por madeira de sabugueiro, que é considerada uma árvore que traz azar na fabricação de varinhas. Além disso, seu núcleo é diferente das demais varinhas, tendo como base pelos de testrálios, criaturas que só podem ser vistas por quem já viu alguém morrer. Ao longo da história, a Varinha ganhou um legado sangrento, já que seus donos sempre eram mortos por quem desejava tê-la. Com o passar dos tempos, ela chegou a ser de Gregorovitch, Grindelwald, Alvo Dumbledore, Draco Malfoy e Harry Potter, embora tenha caído nas mãos de Voldemort após a morte de Dumbledore - ainda que ele não possuísse sua lealdade.

 

Pedra da Ressurreição 

Cadmo Peverell era um bruxo arrogante com uma ambição desmedida. Ambição que lhe rendeu a maior frustração de sua vida - ou morte. Ele foi o primeiro dono da Pedra da Ressurreição, uma das Relíquias da Morte. Conta-se que ele e seus dois outros irmãos, Antíoco e Ignoto, desafiaram a Morte e em troca receberam poderosos presentes. A sua escolha parece ter sido planejada. Cadmo não seguira o exemplo de Antíoco e Ignoto. Ele queria ser livre, vivendo ao lado de quem mais gostasse. Não esbanjou, nem muito menos gritou aos quatro cantos a sua vitória sobre a Morte, mas permaneceu reservado e sábio no controle de sua relíquia. Sem dúvida a queda de Cadmo foi maior do que a de todos os seus irmãos. Alimentado pela esperança de trazer à vida a moça que tanto sonhou, ele girou a pedra três vezes na mão. Então, seu desejo virou realidade. Lá estava ela, instantaneamente de fronte a ele. Porém seu plano foi por água a baixo quando a jovem que de cedo padecera estava triste e fria, como que separada dele por um véu. Cadmo caiu na desgraça ao não aceitar que ela pertencia ao outro mundo, ao além, ao local onde as almas não sofriam. Desestimulado e totalmente enlouquecido, Cadmo se jogou à Morte para poder verdadeiramente se unir a moça que trouxera parcialmente a Terra. Consumando assim o segundo óbito dos três irmãos. A Pedra da Ressurreição é possivelmente a mais traiçoeira das Relíquias, uma consequência da arrogância de Cadmo ao desejar humilhar a Morte. Após diversas gerações, a Pedra caiu nas mãos de Servolo Gaunt, que a colocou em um anel.

Voldemort, que não conhecia ou não tinha interesse em todas as Relíquias - apenas na Varinha das Varinhas - acabou usando o anel de seu avô como uma de suas horcruxes e, anos depois, ela foi destruída por Alvo Dumbledore, que passou a Pedra para Harry.

 

A Capa da Invisibilidade 

Ignoto Peverell era um bruxo humilde e com sábias ações. Ele foi o primeiro dono da Capa da Invisibilidade, uma das Relíquias da Morte. Conta-se que ele e seus dois outros irmãos, Antíoco e Cadmo, desafiaram a Morte e em troca receberam poderosos presentes. Mas ao contrário dos irmãos mais velhos, Ignoto desconfiou da generosidade da Morte e garantiu uma forma de continuar sua vida sem a interferência dela. Então, o jovem que vira seus irmãos optarem pelo poder ganhou a própria Capa da Morte. Passado não muito tempo, Ignoto, já com idade avançada, soube reconhecer a hora de partir. Ele sabia que no plano da vida todos os lados levam a morte, e se camuflar através da capa não era mais motivo para desvios. Cedeu a capa ao filho e acolheu, então, abraçou a Morte como uma velha amiga e acompanhou-a de bom grado, e iguais, partiram. Os irmãos Peverell tinham cumprido os seus destinos. Séculos mais tarde, Hermione Granger encontrou o túmulo de Ignoto jazendo no cemitério de Godric's Hollow. Sinal de que todas as gerações a partir de Ignoto moravam nas proximidades. O que realmente estreita os laços de ancestralidade dele com Harry.

Não é difícil encontrar capas de invisibilidade no mundo bruxo. Algumas são feitas com feitiços de desilusão e isso faz com que, com o tempo, elas percam sua utilidade. Entretanto, a Capa da Invisibilidade de Ignoto sempre foi potente o suficiente e nunca teve defeitos como outras capas. Ela passou de geração em geração aos descendentes do irmão mais novo. Após longos anos, ela caiu nas mãos de Tiago Potter, que por algum motivo, a emprestou para Alvo Dumbledore pouco antes de morrer - embora Dumbledore não precisasse de capas ou feitiços para ficar invisível - e o diretor de Hogwarts deu a Capa de presente para Harry no seu primeiro Natal na escola.

253e97c355e23728888fb1576508e996.jpg
7e56ed57ad495d5321f2aaa1f38c14fd.jpg
20200926_113940.jpg

Senhores da Morte

Em toda a saga do Mundo Bruxo, só se conhece duas pessoas que foram donos das três Relíquias da Morte. O primeiro deles foi Alvo Dumbledore, que chegou a possuir a Varinha das Varinhas e a Capa da Invisibilidade ao mesmo tempo - embora a Capa fosse emprestada e, portanto, não era sua - e anos depois, a Pedra da Ressurreição.

O segundo a conseguir a façanha foi o próprio Harry Potter, que por sua vez, chegou a ser o Senhor da Morte, ainda que não pudesse ter unido as três Relíquias ao mesmo tempo - ele descartou a Pedra da Ressurreição horas antes de conseguir a Varinha das Varinhas, embora a lealdade dela já fosse sua.

História dos três irmãos 

© A Magia Alternada 

Nos siga no instagram

dixx_alternadas

bottom of page